O Robot Framework é uma biblioteca de testes automatizados do Python, que preza pela capacidade de suportar testes de aceitação de executáveis(ATTD - Acceptance Test Driven Development) e o desenvolvimento orientado por comportamento(BDD - Behavior Driven Development). Isso permite que as partes interessadas nos testes, como os desenvolvedores, gerentes de projetos e os clientes, possam contribuir para a criação e execução dos testes de forma colaborativa. Além disso o Robot Framework também possui arquitetura modular, o que significa que é possível adicionar bibliotecas externas para estender sua funcionalidade..
Em resumo, o Robot Framework é uma ferramenta de automação de testes versátil e poderosa, que facilita a criação e execução de testes automatizados em uma ampla gama de domínio.
Para executar testes automatizados em Robot Framework, é necessário preparar o ambiente. Aqui estão algumas etapas importantes para configurar o ambiente de desenvolvimento:
- Instale o Python, Certifique-se de ter o Python instalado em sua máquina site oficial
- Instale o Robot Framework com o gerenciador de pacotes do Python:
pip install robotframework
- Faça download do driver do seu navegador(chromewebdriver para Chrome e gecko para Firefox) e cole o arquivo na pasta de scripts do Python.
- Instale o Seleium com o comando
pip install SeleniumLibrary
e verifique que é compativel coma versão do navegador e do driver. - Por último prepare sua IDE com as extenções compativeis com o robotframework.
Dentro de um codigo em Robot Framework, você vai notar que contém algumas seções que sempre aparecem, são elas:
Settings
: Esta seção é usada para definir as configurações gerais do teste, como documentação, bibliotecas utilizadas, arquivos de recursos e variáveis.Variables
: Esta seção é usada para definir variáveis que podem ser usadas em todo o código.Keywords
: Esta seção é usada para definir palavras-chave reutilizáveis que são usadas nos casos de teste. As palavras-chave podem ter argumentos e executar uma série de passos.Test Cases
: Nesta seção, você define seus casos de teste, descrevendo a documentação, tags, configuração prévia (se necessário) e as palavras-chave (keywords) que formam o teste em si.
- Executar apenas um teste:
robot .src\exemplo.robot
: - Separar os arquivos resultados para outra pasta:
robot -d results .src/exemplo
- Apenas um cenario expecifico:
robot -d results -t "Nome do teste" .src/exemplo.robot
- Todos os arquivos robot de uma pasta:
robot -d results .src/
- Executar teste especificos de diferentes arquivos (usando tags):
robot -d results -i nomedatag .src/