-> Maruan Biasi⠀|⠀https://github.com/CodyKoInABox
-> Victor Matheus⠀|⠀https://github.com/tovimatheusmoreira
-> Ricardo Falcao⠀|⠀
Dado um determinado problema (definido pelo prof da aula de Testes) os alunos deverão modelar um banco de dados. A modelagem deve ser feita usando a notação do modelo E-R incluindo as cardinalidades e possíveis entidades relacionais.
Além disso, cada grupo deverá definir duas situações a mais ao modelo, que não foram previstas nas descrições apresentadas, tais situações deverão resultar em (pelo menos) uma entidade e uma nova relação.
Na sequência, depois da modelagem definida, os alunos criarão consultas SQL a serem executadas no banco de dados criado. Para tanto, a equipe deve criar os enunciados da consulta e as resoluções, conforme descrito a seguir.
O trabalho é dividido em etapas, sendo que em cada etapa uma tarefa deve ser realizada:
1. Modelar o banco de dados usando o Modelo Entidade-Relacional. É importante que as situações definidas pelos alunos sejam também entregues e modeladas. Cada um dos itens descritos na seção Problema deve aparecer no Modelo Entidade- Relacional.
2. Converter o Modelo Entidade-Relacional em um banco de dados usando o MySQL, com todas as tabelas previstas, seus atributos e relacionamentos. O comando SQL de cada tabela deve ser fornecido. As tabelas devem ser alimentadas com pelo menos 5 registros em cada uma delas.
3. Criar 10 consultas usando o banco de dados criado. Mas atenção, as consultas devem descrever uma demanda real e lógica, ou seja, elas devem ser pensadas com o intuito de auxiliar um gerente na tomada de decisão. A nota será baseada na complexidade e utilidade da consulta para o problema. A prioridade deve ser dada às consultas que sumarizem os dados contidos no banco por meio de operadores de agregação.
Considere:
a) Antes de cada consulta deve haver uma breve descrição textual da mesma;
b) Pelo menos quatro consultas devem envolver duas ou mais tabelas (incluir joins ou subconsultas).
c) Pelo menos três consultas devem envolver funções de agregação (COUNT, SUM, MIN, MAX, AVG) com agrupamento (GROUP BY) ou HAVING.
d) Devem ser criadas, pelo menos duas Views que auxiliem na pesquisa do gerente do banco de dados.
e) Pelo menos quatro operações de atualização do banco de dados devem ser realizadas, contendo: inserção de atributos, remoção de atributos, atualização de atributos demonstrando por meio de consultas os registros iniciais e os novos valores atributos.
f) Pelo menos duas procedures e duas triggers devem ser criadas e seus usos devem ser demonstrados por meio de uma consulta.
https://www.invertexto.com/?n=fXc8giI
Para criar esse modelo: createDB.sql