Curso completo de modelagem conceitual com UML. Teoria e prática! Bônus: projeto Java, Spring Boot e Hibernate/JPA
Criado por: @acenelio
Na pasta ./assets você pode encontrar os .pdfs
e .drawio
(Utilizei Draw.io - VsCode para modelar) com os slides da aula, exercicios e resoluções dos exercicios.
Modelo conceitual implementado.
Implementação do estudo de caso acima.
O Modelo Conceitual, também chamado de Modelo de Domínio em nível de análise, é uma descrição das informações que o sistema vai gerenciar.
Por muitos anos o modelo conceitual tem sido representado pelo modelo Entidade-relacionamento, criado por Peter Chen, que em seguida é convertido para o modelo relacional para implementação em banco de dados relacional. Esta abordagem segue o chamado Paradigma Estruturado. É uma abordagem consistente e muito usada ainda nos dias atuais.
Entretanto, com a evolução das plataformas orientadas a objetos e das técnicas e ferramentas de mapeamento objeto-relacional (ORM), tornou-se muito viável a implementação de modelos de domínio em linguagens orientadas a objetos, de modo a explorar os benefícios do Paradigma Orientado a Objetos, paradigma este mais sofisticado que o estruturado, e que permite soluções elegantes e flexíveis para várias situações.
Dentro do Paradigma Orientado a Objetos, a ferramenta que se consolidou como padrão para desenhar diversos tipos de artefatos é a UML - Unified Modeling Language. A UML possui diversos diagramas que servem para representar inúmeras coisas, especialmente artefatos de sistemas orientados a objetos.
Neste curso, nós vamos aprender a criar modelos conceituais utilizando o chamado Diagrama de Classes da UML, a partir de descrições em estilo "Visão geral de sistema". Vamos aprender a modelar conceitos, atributos e associações. Vamos aprender também a identificar as multiplicidades dos papéis em uma associação. Além disso, vamos aprender vários recursos de modelagem conceitual com UML tais como: agregação e composição, herança, classes de associação, enumerações e tipos primitivos.
Ao final do curso, para mostrar como tudo que foi ensinado possui aplicação prática de mercado, vamos fazer um estudo de caso completo no qual vamos implementar um modelo conceitual de significativa complexidade utilizando padrão de mercado e boas práticas. Vamos utilizar a plataforma Java, com Spring Boot e JPA. Vamos implementar o modelo completo, criar uma instância do modelo com Java em nosso próprio sistema, e vamos gerar a base de dados relacional automaticamente. Por fim, vamos disponibilizar endpoints REST para recuperar e apresentar os dados em formato JSON.
Tenho certeza que este curso vai agregar valiosos conhecimentos sobre modelagem de domínio em nível de análise, e também te elevará a um grau de compreensão superior sobre esta importante disciplina. Não perca mais tempo: comece já este curso.