Se você ainda não instalou o Git, faça o download e instale-o a partir do site oficial: https://git-scm.com/downloads
Primeiro, você precisa verificar se já existem chaves SSH no seu computador. Na barra de pesquisa do windows digite "Git Bash". Abra o Git Bash e digite:
ls -al ~/.ssh
Isso listará todos os arquivos no seu diretório .ssh. Procure por um arquivo chamado id_dsa.pub. Se você não tiver um par de chaves público e privado existente, ou não quiser usar nenhum dos disponíveis para o GitHub, prossiga para a próxima etapa, caso exista e queira usar o existente, pule para a etapa 5.
Agora digite na barra de pesquisa do windows "prompt de comando". Abra o prompt de comando e cole o texto abaixo, substituindo pelo seu endereço de email do GitHub:
ssh-keygen -t ed25519 -C "seu_email@exemplo.com"
Isso cria uma nova chave SSH, usando o email fornecido como um rótulo. Quando for solicitado a "Inserir um arquivo para salvar a chave", pressione Enter. Isso aceita o local de arquivo padrão.
No prompt, digite uma frase secreta segura (passphrase). A senha digitada não aparecerá no terminal.
Retorne ao terminal do Git Bash.
Primeiro, inicie o ssh-agent em segundo plano:
eval "$(ssh-agent -s)"
Se você estiver usando o Git Bash que vem com o Git para Windows, precisa usar este comando:
eval $(ssh-agent -s)
Adicione sua chave privada SSH ao ssh-agent digitando o seguinte comando:
ssh-add ~/.ssh/id_ed25519
Para imprimir sua chave, utilize o seguinte comando:
cat ~/.ssh/id_ed25519.pub
Copie a sua chave.
Se o arquivo da sua chave pública SSH tiver um nome diferente do código de exemplo, modifique o nome do arquivo para corresponder à sua configuração atual:
clip < ~/.ssh/id_ed25519.pub
Vá para as configurações da sua conta do GitHub. Clique em "SSH e GPG keys" e depois clique em "New SSH key" (Nova chave SSH).
Dê um título descritivo (como "Laptop Pessoal" ou "Computador de Trabalho"). No campo "Key" (Chave) e cole sua chave no text input logo abaixo, deixando a o modo autenticação selecionado. Quando terminar, clique em "Add SSH key" (Adicionar chave SSH).
Você pode verificar se sua conexão SSH está funcionando corretamente conectando-se ao GitHub por meio de SSH com este comando: ''' ssh -T git@github.com ''' Se você receber uma mensagem de que foi autenticado com sucesso, então a conexão foi estabelecida corretamente.
Se você ainda não instalou o Git, faça o download e instale-o a partir do site oficial: https://git-scm.com/downloads
Para baixar o repositório no seu computador, use o comando git clone com a URL SSH do repositório:
git clone git@github.com:Findy-U/ProdOps.git
Este comando cria um novo diretório no seu diretório atual, inicializa um diretório .git dentro dele, baixa todos os dados desse repositório e verifica uma cópia de trabalho da versão mais recente.
Use o comando cd (change directory) para entrar no diretório que foi clonado:
cd ProdOps
Use o comando git checkout para mudar para a branch 'develop':
git checkout develop
Atualize a branch 'develop' com as últimas mudanças do repositório remoto:
git pull origin develop
Agora você pode começar a fazer alterações no código. Depois de fazer algumas alterações, você pode adicioná-las à "staging area" usando:
git add .
Nota: O . adicionará todas as alterações. Se você quiser adicionar arquivos específicos, pode especificar o nome do arquivo em vez de ..
Depois de adicionar suas alterações à "staging area", você pode confirmá-las (commit):
git commit -m "Uma mensagem descrevendo as alterações"
Depois que suas alterações são confirmadas (committed), você pode enviá-las (push) para o repositório remoto:
git push origin develop
Nota: Se a branch não existir no repositório remoto, este comando irá criá-la.
Depois de ter enviado suas alterações, você pode ir ao GitHub para criar um Pull Request. A interface do GitHub irá guiá-lo através disso. Um Pull Request é uma maneira de sugerir alterações do seu código para o projeto principal (main). Quando você cria um Pull Request, os mantenedores do projeto podem revisar suas alterações, discutir ajustes e eventualmente aceitar suas alterações no projeto ou rejeitá-las.