Com o SQL, você pode executar vários comandos para criar, alterar, gerenciar, consultar, dentre outras informações no seu banco de dados. Já o NoSQL foi criado para ter uma performance melhor e uma escalabilidade mais horizontal para suprir necessidades onde os bancos relacionais não são eficazes.
- Escalabilidade - A facilidade de manipulação dos dados no banco tornam o SQL uma ótima escolha para bancos de dados de grande porte ou com previsão de alta escalabilidade.
- Manutenção - O SQL conta com recursos nativos de automação de processos de reparo, manutenção e controle do banco de dados.
- Velocidade - A performance dos bancos de dados SQL é de alta eficiência, com mínimo uso de memória RAM, menor carga da CPU e um menor custo de armazenamento.
- Flexibilidade - Bancos de dados SQL permitem que o administrador faça alterações no banco sem interromper suas opções, isto é, torná-lo temporariamente indisponível.
-
Mais liberdade - BDs NoSQL permitem que se armazene informação estruturada, semiestruturada e não estruturada. Além da flexibilidade, bancos de dados NoSQL permitem que a informação seja armazenada no formato apropriado ou necessário para que outras aplicações façam uso dela.
-
Esquema dinâmico - Num BD NoSQL, é possível e bastante fácil alterar a estrutura da informação já armazenada. Isso aumenta suas possibilidades de uso e o valor agregado do banco de dados.
-
O NoSQL foi criado para ter uma performance melhor e uma escalabilidade mais horizontal para suprir necessidades onde os bancos relacionais não são eficazes. No geral, temos 5 tipos de bancos de dados NoSQL:
- Documento:
- Os dados são armazenados como documentos. Os documentos podem ser descritos como dados no formato de chave-valor, como por exemplo, o padrão JSON. Um exemplo de banco de dados neste formato é o MongoDB.
- Colunas:
- Os dados são armazenados em linhas particulares de tabela no disco, podendo suportar várias linhas e colunas, além de permitir sub-colunas. Um banco de dados dessa família, por exemplo, é o Cassandra.
- Grafos:
- Os dados são armazenados na forma de grafos (vértices e arestas). O Neo4j é um banco que utiliza grafos.
- Chave-valor:
- Essa família de bancos NoSQL é a que aguenta a maior carga de dados, pois o conceito dela é que um determinado valor seja acessado através de uma chave identificadora única. Um exemplo é o banco de dados Riak.
- Documento:
Modelos de dados - Nos bancos de dados SQL ou relacionais, as informações são necessariamente armazenadas em forma de linhas e colunas. Nos bancos NoSQL (não-relacionais), os dados podem ser armazenados em documentos, colunas, key values e gráficos. Escalabilidade - Bancos de dados relacionais lidam com a escalabilidade de forma vertical, aumentando a carga do servidor. Enquanto isso, os BDs não-relacionais escalam de maneira horizontal, fragmentando a carga entre diferentes instâncias de servidor.