Manifesto da Comunidade Python Triângulo
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
README.md

README.md

Manifesto

A comunidade Python Triângulo é um grupo de interessados não somente na linguagem de programação, mas também no desenvolvimento pessoal, profissional e na formação de networking e desenvolvimento da comunidade.

Abertura, circularidade e inovação são praticas corriqueiras dessa comunidade, que tem o desejo e a ambição de distribuir o conhecimento, para facilitar a abertura e a comunicação entre os indivíduos, assim realizar o desejo do homem a liberdade dos povos.

A comunidade surge como ponte para alcançar tais objetivos que partem de um interesse em comum e que, portanto, também segue os padrões das demais comunidades assim como os guias internacionais da comunidade. Portanto, mantemos rígidas as regras de respeito e convivência, mas estamos abertos a todo tipo de conteúdo e atividade que possam contribuir com nossos objetivos.

O Python surge do Software Livre, e desenvolve-se dentro da cultura Hacker, em um sentido amplo a comunidade Python pode ser compreendida pelos princípios da ética hacker, os quais entre eles estão:

  1. “Be excellent to each other” - Seja excelente com os outros.

Uma variação da golden rule - principal regra ética-moral teológica. Significa não só respeito ao próximo, mas também uma dedicação em fazer o melhor para a comunidade.

  1. Se algo está quebrado, conserte.

Quando existe um bug, a natureza DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo) de um hacker é consertá-lo. Algo estar quebrado porém, é bem amplo. Desde uma feature em um programa que você precise e não exista, até os problemas cotidianos, do buraco na esquina ao sistema politico, financeiro e social. Se algo está contradição com o código de conduta do hacker, o mesmo deverá fazer algo para consertar, isso também implica que o hacker deve ter a esperança de que tais “bug’s” possam ser resolvidos unicamente com o trabalho coletivo da comunidade da qual ele participa. Como consequência (e ao mesmo tempo causa) disso, entender como as coisas e o mundo funciona - esta curiosidade torna-se parte essencial.

  1. Toda informação deve fluir livremente.

Acreditamos que quanto maior o nosso acesso a informação, quanto mais facilitado e livre ele é, mais facilmente poderemos modelar a realidade que nos cerca. Dessa maneira, podemos maximizar os benefícios da comunidade para seus participantes e sociedade.

Também acreditamos que os projetos desenvolvidos pela comunidade deverão ser baseados na filosofia de Software Livre, prioritariamente na Licença GNU - GPL. Para facilitar a colaboração tais projetos devem ser adicionados a Lista de projetos apoiados pela comunidade, https://github.com/PythonTriangulo/projetos Essa escolha não é motivada apenas por questões éticas, mas também técnicas. A filosofia do software livre garante um processo transparente e autodepurador de erros. Robert Merton, por exemplo, sugere que essa autodepuração de erros é uma das bases para ética científica, e foi tal base que permitiu a ciência moderna chegar tão longe em tão pouco tempo.

  1. Objetivar a descentralização

A comunidade Python prega a descentralização das autoridades, semelhante à academia de Platão. Acreditamos que os participantes não devem ser considerados apenas receptores de conhecimento. Todos os membros da comunidade, inclusive mentores devem ser considerados companheiros de aprendizagem. Todos ensinam e aprendem juntos.

  1. Os membros da comunidade não devem ser julgados por critérios tais como: formação, idade, raça, religião, gênero ou orientação sexual.

A intolerância e o preconceito é um mal para a comunidade, por isso é exigido que dentro da comunidade os membros se respeitem mutuamente, evitem a utilização de termos vexatórios, e não julguem o trabalho dos membros pelo itens acima discorridos. Em contrapartida acreditamos que os membros da comunidade devem ser capazes de ouvir críticas em relação ao seu próprio trabalho.

  1. Computadores podem criar arte ou beleza

Um senso de estética no código e projetos deve ser almejado pelos membros.

  1. Computadores podem transformar sua vida para melhor

Construir um ecossistema de pessoas capazes de transformar seu meio e transpor suas ideias para a realidade, a fim de proporcionar qualidade de vida para todos.