Skip to content

Arduino

rafael-at97 edited this page Feb 19, 2019 · 5 revisions

Introdução

Arduino é uma plataforma open source voltada para a eletrônica com hardware e softwares de fácil uso geralmente utilizada para prototipagem. Mais informações podem ser obtidas no site oficial

Como funciona?

A programação de placas Arduino é feita através de uma IDE (Integrated Development Environment) utilizando uma linguagem de programação própria. A IDE busca facilitar o acesso à placa e a linguagem própria permite uma programação mais alto nível.

Sobre a IDE

Pode ser usada uma versão online da IDE, que te permite salvar códigas na nuvem e evitar ter que atualizar os softwares necessários para utilizar placas Arduino, mas existe também a versão desktop da IDE que pode ser baixada neste link, para Windows, Mac OS ou Linux.

Sobre a linguagem de programação

Bem semelhante a C/C++, existem duas funções principais que definem um código escrito para Arduino, a função setup() e a função loop(), no entanto, podem ser implementadas várias funções extras e até utilizar POO nas bibliotecas dos códigos para Arduino.

Hardwares disponíveis

Existe uma grande quantidade de hardwares relacionados a Arduino, vários modelos de placas com diferentes características e vários modelos de shields, que servem para ampliar as funcionalidades de uma placa. Estes hardwares podem ser vistos na página de produtos oficial.

Configurações Iniciais

Sketchbook

Este é o local onde ficarão seus códigos (Cada código escrito no Arduino cria uma respectiva pasta com o mesmo nome do código) e bibliotecas escritos, para alterar o local, siga "File>>Preferences" e edite o campo "Sketchbook location".

Selecionando a placa correta

Vá em "Tools>>Board" e seleciona a placa que você está usando atualmente. Para adicionar novas placas, vá em "File>>Preferences" e cole o URL do manager da respectiva placa no campo "Additional Boards Manager URLs".

Selecionando a porta correta

Para se comunicar com a placa o seu computador utiliza uma porta USB (Universal Serial Bus), vá em "Tools>>Port" e selecione a porta a qual sua placa está ligada. Caso não haja nenhuma opção disponível mesmo com a placa conectada, busque os fóruns online sobre esse problema para encontrar uma solução. PS: No Linux isto pode ser causado por não ter adicionado o usuário ao grupo "dialout". PPS: Arduinos Nanos podem precisar de drivers externos dependendo do produtor.

Selecionando o programmer

Geralmente pode ser utilizada a configuração padrão para enviar o código para a placa, no entanto, caso seja necessário (Memória do bootloader precisa ser utilizada ou programmer não funcionando) pode ser utilizado algum outro método de enviar o código escrito para o Arduino. Mais informações sobre esse assunto podem ser encontradas na web.

Entendendo um código escrito para Arduino

Abra o exemplo "Blink".

Função setup()

Função loop()

Diferença entre portas analógicas e digitais

Uso de PWM nas portas digitais

Leitura e Escrita

Manipulação de portas bitwise

Monitor Serial

Resistores de pull-up e pull-down

Map

Interrupções

Uso de bibliotecas

Clone this wiki locally