A área de Processamento de Linguagem Natural (PLN), ramo de pesquisa da Inteligência Artificial, tem sido muito demandada pelo mercado de trabalho e pela academia, sendo responsável pelo desenvolvimento de recursos, ferramentas e aplicações de tradução automática, revisão ortográfica e gramatical, análise de sentimentos e reconhecimento e síntese de fala, entre diversas outras tecnologias de amplo uso pela sociedade. Assim como em muitas frentes de trabalho, a linguagem de programação Python é muito utilizada em PLN, contando com funcionalidades que facilitam o processamento de textos e com alguns pacotes especializados que dinamizam o processo de desenvolvimento de aplicações.
Os objetivos desse curso de extensão são introduzir brevemente os conceitos básicos de PLN e apresentar o conteúdo essencial da linguagem de programação Python e os pacotes especializados normalmente utilizados em PLN, em especial, os pacotes NLTK e spaCy, assim como algumas aplicações simples. Além disso, sendo uma edição comemorativa dos 50 anos do ICMC, o evento conta em seu primeiro dia com a participação de pesquisadores renomados da área de PLN, discutindo como a área evoluiu nos últimos 50 anos e como o ICMC contribuiu nessa frente.
Esse curso é promovido pelo Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) em parceria com o Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI) e a equipe do projeto POeTiSA (POrtuguese processing - Towards Syntactic Analysis and parsing). O curso é ofertado no âmbito das comemorações dos 50 anos do ICMC, que contam com o apoio do Santander.
O curso é ministrado pelos Profs. Thiago A. S. Pardo, Roney L. S. Santos e Rogério F. Sousa, com o apoio dos monitores Diogo C. Emídio, Lucas G. M. Miranda, Marcio L. Inácio, Gilberto Nunes Neto e Lucelene Lopes e o suporte da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.