Tecnologias | Projeto | Layout | Licença
Pode acessar a pagina por Aqui
Esse projeto foi desenvolvido com as seguintes tecnologias:
- Yarn
- NPM
- NodeJS
- JS Es6+
- React
- HTML5
- CSS3
- VS Code
- Mongo DB Atlas
- Axios
Bibliotecas
Utilitários
O projeto tem como objetivo final criar um clone do Tinder porém com a peculiaridade de ser um Tinder para Desenvolvedores(TindDev), em que o desenvolvedor quando logado utilizará sua conta do github para se conectar com outros desenvolvedores podendo dar Like ou Deslike para se conectar e poderão desenvolver juntos.
O app consiste em duas telas, a primeira para login e cadastro onde exige que o desenvolvedor entre com seu nome de usuário do GitHub, fazemos uma requisição utilizando a API do mesmo (https://developer.github.com/v3) para buscar os dados públicos do programador em seu perfil (como foto do perfil e bio), armazenamos esses dados em nossa base utilizando o MongoDB.
Uma vez que o usuário insere seu nome ele passa a estar logado, pode ver o perfil de outros desenvolvedores também já cadastrados e escolher dar "like" ou "deslike" se desejar ou não trabalhar com a pessoa daquele perfil. Quando dois desenvolvedores dão "like" nos perfis um do outro uma mensagem de "match" aparece para ambos.
Como o próprio nome sugere, vem da ideia daquilo que tem por trás de uma aplicação. Pode ficar meio abstrato num primeiro momento, mas pense que para conseguir usar o Facebook no dia a dia, os dados (as informações) do seu perfil, amigos e publicações precisam estar salvos em algum lugar e serem processados a partir dele, sendo este lugar um banco de dados.
O Back-End trabalha em boa parte dos casos fazendo a ponte entre os dados que vem do navegador rumo ao banco de dados e vice-versa, sempre aplicando as devidas regras de negócio, validações e garantias num ambiente restrito ao usuário final (ou seja, onde ele não consegue acessar ou manipular algo).
Podemos classificar como a parte visual de um site, aquilo que conseguimos interagir. Quem trabalha com Front End é responsável por desenvolver por meio do código uma interface gráfica e, normalmente, com as tecnologias base da Web: HTML, CSS e JavaScript.
Algumas pessoas podem confundir um pouco esse trabalho com o que um designer faz, pois no passado existia uma entidade chamada Webmaster que fazia tudo isso e mais um pouco, mas a diferença aqui é que o designer vai utilizar alguma ferramenta visual para desenhar a interface, do Photoshop ao Sketch e, quem faz Front-End, estará mais próxima do código em si, que irá rodar num navegador Web como o Chrome, Firefox ou Safari.
Existe uma discussão que questiona se quem trabalha como Front End também é desenvolvedor Mobile. Na prática não, mas pode ser. Explicando um pouco mais as tecnologias que envolvem os aplicativos mobile, elas são, inicialmente, completamente diferentes das que citamos para a Web:
-
Para android:
- Java;
- Kotlin.
-
Para iOS:
- Swift;
- Objective C.
Desde o começo dos dispositivos mobile existe alternativas para desenvolvermos, como o Phonegap ou Apache Cordova, que permitem que você crie um site que seja instalável como aplicativo — inclusive hoje temos a proposta das PWAs.
Na prática são mundos diferentes e, o que pode gerar uma intersecção do mundo Front End com o Mobile é o React Native, por utilizar tanto um framework super popular na Web quanto a linguagem JavaScript. E, mesmo com essa familiaridade toda, as diferenças das plataformas ainda sim separam os profissionais que mexem com sites e aplicativos em duas linhas diferentes.
Esse projeto está sob a licença MIT. Veja o arquivo LICENSE para mais detalhes.