Avaliar o comportamento de um aeroporto em que aviões pousam, decolam e são abastecidos.
Considere um aeroporto onde os aviões, ao chegarem no horizonte, são escalonados para pouso, sendo designados para uma pista (queue_1), em seguida são direcionados para uma ponte de desembarque/finger (queue_2), podendo passar por uma fase de abastecimento de combustível opcional (queue_3) e, finalmente, têm sua decolagem programada através de uma das pistas disponíveis, conforme figura abaixo:
Simule a atividade do aeroporto, inicialmente, com uma pista e duas pontes de desembarque, considerando uma carga baixa (poucos aviões chegando, intervalo entre aviões longo, procedimentos de desembarque e abastecimento ágeis). A etapa de abastecimento, caso aconteça, introduzirá um tempo adicional na permanência do avião em solo. Numa segunda fase, aumente a carga de trabalho (maior número de aviões, intervalo menor entre chegadas, desembarque e abastecimento demorados) e verifique os resultados.
Atenção: não varie todos os parâmetros simultaneamente!
Você deverá utilizar simulação a fim de planejar uma reforma no aeroporto, visando melhorar o baixo desempenho observado quando este opera com uma alta demanda de voos. Considere aumentar o número de pontes de desembarque e/ou de pistas de pouso.
Calcule as métricas de desempenho cabíveis: número de aviões atendidos/hora, tempo médio por avião no solo, utilização dos fingers e das pistas, dentre outras. Varie os parâmetros do sistema e da carga de trabalho e mostre os resultados também graficamente.
O cenário descrito deve ser simulado utilizando-se o SimPy. Para exemplos e tutoriais sobre o simulador SimPy, acesse: Dicas sobre o Simpy