Skip to content

Trabalho 1.1 Análise de dados

Raffaela Monteiro edited this page Sep 12, 2016 · 7 revisions

Descrição

O trabalho proposto consiste em fazer a captura de 3 eventos de movimentação de pessoas em multidões afim de associar isso aos comportamentos das pessoas em situações que envolvam outras pessoas. Os comportamentos que optamos por analisar são:

  • Velocidade média das pessoas na cena (indicando se elas estão com pressa, se o ambiente é de maior fluxo de pessoas ou até por razões culturais);
  • Quantidade de grupos e pessoas andando sozinhas(indicando o comportamento social do país);
  • Distância média entre pessoas desconhecidas (indicando o quanto as pessoas se sentem confortáveis andando em público próximas à estranhos).

A fim de ter uma análise de causa social mais aprofundada, iremos aplicar estas avaliações em casos outdoors para 4 diferentes países. A origem dos dados para serem avaliados foram dispostos aqui.

Análise dos Resultados

Todos os resultados foram obtidos a partir do script automatizado em Python (em anexo) que gera os dados necessários para a análise:

1. Dados gerados a partir da execução do script

Legenda das tabelas:

  • PG - Porcentagem de grupos (não de pessoas em grupos, mas grupos como um todo);
  • PPS- Porcentagem de pessoas sozinhas;
  • VG - Velocidade média dos grupos;
  • VPS - Velocidade média das pessoas sozinhas;
  • DMD - Distância média de pessoas desconhecidas.

Tabela I. Análise em situações outdoor

País PG PPS VG VPS DMD
Japão 5% 95% 0.78 m/s 1.02 m/s 7.31 metros
Espanha 75% 25% 1.1 m/s 1.7 m/s 4.64 metros
Turquia 36% 64% 1.36 m/s 1.59 m/s 6.5 metros
Austria 66% 34% 0.52 m/s 0.7 m/s 5.37 metros

2. Análise e comparação dos resultados

Como podemos ver no gráfico a seguir, a porcentagem de grupos em relação à pessoas sozinhas é superior nos países Espanha e Áustria mas não no Japão e na Turquia. Indicando que o comportamento cultural encontrado no Japão e na Turquia segue mais a individualidade do que a formação de grupos.

Figura 1. Porcentagem de grupos/pessoas sozinhas em ambientes outdoor

Agora temos a análise da velocidade média de pessoas que estão em grupos ou sozinhas. Podemos observar que pessoas em grupo tendem a caminhar mais lentamente. Acreditamos que isso se deve ao fato de haver uma regulação de velocidade das pessoas do grupo, a fim de manter uma conversação ou não deixar ninguém para trás.

Figura 2. Velocidade média de grupos/pessoas sozinhas em ambientes outdoor

Para a análise da distância média de pessoas desconhecidas podemos fazer a comparação com a porcentagem de pessoas em grupos e pessoas sozinhas, onde assumimos que nos países do Japão e Turquia as pessoas culturalmente estarão andando sozinhas. Pois aqui o resultado se repete tratando-se de distância entre desconhecidos onde são as duas que mais mantém distância entre si.

Figura 3. Distância média entre pessoas desconhecidas

Conclusão

Podemos dizer que realizando as análises o grupo foi capaz de agregar e exercitar conhecimentos observatórios bastante interessantes sobre o comportamento de pessoas em grupos, algo que diariamente passaria despercebido.

Visualização de trajetórias