Exercícios acadêmicos para a prática de modelagem de dados, construção de databases em SQL e NoSQL.
A modelagem de dados é a primeira etapa de um projeto do banco de dados. É um processo de criação de um modelo de dados para que o software em questão guarde dados em um banco de dados. Ao usar modelos de dados, as partes interessadas, como pessoas analista de dados, especialista em BI e engenheira de dados podem decidir como os dados serão usados ao projetar um banco de dados ou data warehouses.
SQL é uma linguagem padrão para trabalhar com bancos de dados relacionais. Ela é uma linguagem declarativa e que não necessita de profundos conhecimentos de programação para que alguém possa começar a escrever queries, as consultas e pedidps, que trazem resultados de acordo com o que você está buscando. SQL significa Standard Query Language, literalmente a linguagem padrão para realizar queries.
A linguagem SQL é utilizada de maneira relativamente parecida entre os principais bancos de dados relacionais do mercado: Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre muitos outros. Cada um tem suas características, sendo o MySQL e o PostgreSQL extremamente populares por possuírem versões gratuitas e de código aberto.
É também uma linguagem que muitos profissionais acabam precisando aprender: seja quem usa Excel de forma pesada e acaba migrando as informações para um banco de dados, seja um cientista de dados que usa Python para agregar os dados das diferentes fontes de informações.
Banco de dados podem funcionar de várias maneiras e ter características muito diferentes um ao outro. Eles podem ser otimizados para ser extremamente escaláveis, ter um foco no desempenho, na confiabilidade de dados ou no modelo de dados (e normalmente é uma mistura disso). Os banco de dados que não seguem o paradigma relacional são dominados como NoSQL (Not only SQL)