Skip to content

Backlog

João Pedro Sconetto edited this page Nov 22, 2018 · 10 revisions

Histórico de Versões

Nome Data Descrição Versão
Adrianne Alves 29/10/2018 Criação do Documento e adição de introdução, propósito, escopo, objetivos e metodologia 0.0.1
Mariana Mendes 06/11/2018 Adição do link do backlog do produto 0.0.2
Maria Luiza 20/11/2018 Adição das imagens 0.0.3
Adrianne Alves 22/11/2018 Atualização do documento 0.0.4
João Pedro Sconetto 22/11/2018 Correções para entrega do Backlog 1.0.0

Sumário

1. Introdução

A partir de uma baseline de requisitos bem fundamentada, é possível definir um backlog bem estruturado a partir do qual o desenvolvimento pode obter maior sucesso. É importante lembrar, entretanto que o backlog do produto é um artefato SCRUM constantemente refatorado, devido à volatilidade dos requisitos dos stakeholders, dessa maneira, as diversas modificações podem ser vistas pelo histórico do drive (Google Drive).

1.1. Propósito

O presente documento tem como propósito apresentar o product backlog do software a ser desenvolvido, o Ticketflix, trazendo as histórias de usuários e os seus critérios de aceitação. Espera-se a partir desse backlog conseguir planejar as sprints (conforme a metodologia estabelecida) a serem executadas até o prazo final da melhor forma possível.

1.2. Escopo

O escopo do product backlog considera as histórias selecionadas a partir dos requisitos elicitados, a serem desenvolvidos até o fim do prazo de entrega do projeto. Assim, optou-se por dividir em módulos e apresentar os critérios de aceitação da histórias a serem entregues.

2. Objetivo

Objetiva-se, para a construção do backlog, utilizar a modelagem de requisitos relacionando as histórias de usuário que representam as características necessárias ao software a ser desenvolvido, proposto pelo time. Espera-se obter assim uma consolidação da baseline de requisitos, disponibilizando uma relação pronta para ser implementada.

3. Metodologia

Primeiramente, foi necessário recolher os requisitos obtidos a partir de todas as técnicas utilizadas, explicitadas no Moscow e previamente priorizadas, para orientar a criação do backlog do produto. A priorização do Moscow foi revista por todos os componentes da equipe e então foram divididas entre os membros as funcionalidades relatadas. Dessa forma, cada um ficou responsável por escrever a história correspondente e elaboras os critérios de aceitação. A divisão dessa atividade está explicitada na ata da reunião correspondente.

4. Product Backlog

Devido ao curto tempo de desenvolvimento da aplicação pela equipe, foi preciso reduzir o escopo da aplicação de maneira a compor as partes principais que poderiam ser entregues até a data final estabelecida para o projeto. Dessa forma, o backlog original foi dividido em dois: O implementado e o constante para iterações futuras. As imagens podem ser visualizadas abaixo.

O Product Backlog pode ser acessado através desse link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tk3AKKslzvp-USAvyrjODCVK4mIj8pOG7cYVpn8alOA/edit?usp=sharing

4.1. Product Backlog (Implementado)

ProductBacklogImplementado

4.2. Product Backlog (Para próximas iterações)

ProductBacklogProximo

5. Referências

Clone this wiki locally