Uma introdução à linguagem de programação ClojureScript em português, mostrando diversos pontos de uma forma simples.
Como falta material em português sobre Clojure e ClojureScript, espero que este tutorial possa ser um ponta pé inicial na linguagem para você que prefere conteúdo em português ou que tem dificuldades com o inglês. Ajudas com Pull Requests são bem-vidas.
Explicando de uma forma bem simples, ele é um dialeto de LISP, ou seja, faz parte da família e possui todo aquele poder de processamento de listas e roda em cima da JVM e CLR.
Por Clojure ser extensível com macros (uma construção da própria linguagem) você consegue extender sintaxe,
semântica e simular coisas. Exemplificando, o or
na JVM foi implementado a partir do if
.
Isso significa na prática que não é tão difícil escrever um compilador de Clojure pra outras plataformas, e é ae que entra o ClojureScript. Ele é um compilador que possibilita escrever em Clojure emitindo JavaScript, imagine isso como o CoffeeScript, LiveScript, Elm, etc.. que existe um processo de compilação, até gerar o javascript final. Porém ele é um dialeto de Clojure, vale lembrar que não é 100% Clojure, tem algumas diferenças.
O repositório contém alguns arquivos .cljs e projetos, você irá clonar esse repositório e então abrir os arquivos com um Editor ou IDE, e que por acaso não é qualquer um, todos tem syntax highlight, porém precisa de uma integração boa com o terminal. Aconselho usar a IDE da JetBrains com o plugin Cursive, Emacs ou o LightTable, que é bem simples de utilizar.
MIT © Victor Igor