Materiais para o tutorial de ciclo de desenvolvimento de automação com Python e BotCity.
A proposta é que você entenda o básico do ciclo de desenvolvimento de automação em Python.
Trabalhamos com um workspace compartilhado, onde cada participante tem o papel de pessoa desenvolvedora de automações. Essas automações são executadas em um sevidor. A mediação é feita através do Orquestrador BotCity, onde as automações são publicadas, agendadas para execução, geram informações de status, logs e métricas.
ATENÇÃO:
O ambiente compartilhado será desativado em breve, mas você pode criar uma conta Community gratuita para você e refazer os passos do tutorial quando quiser. Acesse: https://developers.botcity.dev/
Cada participante desenvolve uma automação web localmente, utilizando a documentação do Treinamento PyLadies como base.
ATENÇÃO:
Essa automação usamos de exemplo, mas pode ser substituída por qualquer outra automação web. Pulamos a etapa de Setup e configuração pois utilizamos um servidor externo pronto. Caso queira configurar o seu próprio servidor, basta seguir a documentação desde o inicio.
Durante o desenvolvimento, cada participante testa sua automação localmente, garantindo que ela funcione conforme o esperado.
Após finalizar o desenvolvimento e os testes locais, cada participante cria um build da sua automação utilizando o arquivo de build fornecido no template. Para isso, basta executar o comando no terminal:
build.batATENÇÃO:
Verificar a extensão do arquivo de build, que pode ser
.bat(Script Batch do Windows),.ps1(Script PowerShell do Windows) ou.sh(Script Shell do Linux/Mac).
O deploy é feito através do Orquestrador BotCity. Cada participante deve acessar o Orquestrador, clicar em Easy Deploy e preencher as informações solicitadas, como nome da automação, descrição e selecionar o arquivo do build criado na etapa anterior.
Após o deploy, cada participante pode criar uma tarefa para execução da sua automação no servidor.
No contexto, o servidor foi um ambiente em container Docker, que é responsável por executar as tarefas criadas no Orquestrador.
ATENÇÃO:
Caso queira configurar o seu próprio servidor, veja o arquivo de configuração localizado na pasta Docker. Veja mais detalhes sobre o assunto na Documentação oficial da BotCity: Containers.
Durante o ciclo de desenvolvimento, caso seja necessário fazer alguma alteração na automação, cada participante pode alocar a automação no GitHub e fazer com que essas alterações sejam refletidas no Orquestrador BotCity, através das Actions do GitHub.
ATENÇÃO:
Veja o exemplo de configuração na pasta GitHub deste repositório. Também é possivel utilizar outras ferramentas de CI/CD, como GitLab CI, Azure DevOps, entre outras. Veja mais detalhes sobre o assunto na Documentação oficial da BotCity: Integração CI/CD.
O tutorial mostra etapas básicas do ciclo de desenvolvimento de automações, continue seus estudos criando outras automações, explorando novas funcionalidades e integrando com outras ferramentas.
😊🤟