Skip to content

Plano de Gerenciamento de Custos

naiieandrade edited this page Apr 4, 2017 · 15 revisions

Histórico de Revisão

Data Versão Descrição Autor(es)
29/03/2017 1.0 Criação do documento, preenchimento dos tópicos 1 ao 4 Matheus Figueiredo
30/03/2017 2.0 Atualização do tópico 4.1 e finalização do documento Matheus Figueiredo
04/04/2017 2.1 Justificar texto Naiara Andrade

Sumário

  1. Objetivos
  2. Referências
  3. Planejar o Gerenciamento de Custos
  4. Estimar Custos
    1. Estimativa de 3 Pontos
  5. Controlar Custos
    1. Variação de Custos
    2. Variação de Prazos
    3. Índice de Desempenho de Custos
    4. Índice de Desempenho de Prazos
  6. Análise Tempo X Orçamento

1. Objetivo

Custo corresponde ao esforço econômico que se deve fazer para realizar um objetivo operativo. Portanto,o Plano de Gerenciamento de Custos é um documento que visa descrever os processos incluídos no planejamento, financiamentos, estimativas, orçamentos e controle dos custos necessários para executar as atividades do projeto, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

2. Referências

  • PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 5a. ed. - EUA: Project Management Institute, 2013
  • SANTOS. Cleber Roberto dos. ESTIMATIVA DE 3 PONTOS, UM PONTO FORTE. Disponível em <http://pmpath.com.br/estimativa-de-3-pontos-um-ponto-forte/>. Acesso em 22/03/2017.
  • PM4NGOS. Um guia para o PMD Pro – Gerenciamento de projetos para profissionais de desenvolvimento, revisão 1.3, LINGOS: 2013.

3. Planejar o Gerenciamento dos Custos

Planejar o gerenciamento dos custos é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação necessários para o planejamento, gerenciamento, despesas, e controle dos custos do projeto (PMBOK, pág. 195).

Tendo como base o projeto como um todo, o gerenciamento inicial de custos fora feito no Termo de Abertura do Projeto, juntamente com a descrição da estimativa dos custos e o valor unitário dos recursos humanos e equipamentos/serviços.

Todos os custos estimados anteriormente, tem como base os entregáveis de valor demonstrados na EAP e no Cronograma, esse último sendo indispensável para o controle dos custos durante as iterações.

4. Estimar Custos

Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto (PMBOK, pág. 200).

Para poder fazer a estimativa de custos de um projeto, existem diversas ferramentas disponíveis; para realizar as estimações necessárias fora escolhida a Estimativa de 3 Pontos, pois a mesma permite que as horas sejam estimadas com uma boa precisão e com isso os custos do projeto calculados.

i. Estimativa de 3 Pontos

A estimativa de 3 pontos é uma técnica que permite aperfeiçoar as estimativas considerando as incertezas e riscos. Conforme o próprio nome sugere, nesta estimativa, três valores são produzidos inicialmente para cada atividade, baseados no conhecimento e experiência da equipe de projeto:

  • O - Estimativa Otimista
  • M - Estimativa Mais Provável (Realista)
  • P - Estimativa Pessimista

As estimativas serão baseadas no tempo (horas) que as atividades serão feitas. Logo a estimativa otimista será o tempo da atividade baseada no melhor cenário para a atividade, a estimativa pessimista será do pior cenário e a estimativa mais provável será do cenário realista.

O cálculo será baseado na distribuição beta da PERT (Técnica de Revisão e Avaliação de Programa), que se dá através da fórmula a seguir:

PERT

O cálculo da PERT será realizado individualmente para todas as atividades da primeira etapa do projeto; isso para que o tempo fosse calculado e avaliado com o custo das pessoas envolvidas naquela atividade. As horas e custos do projeto podem ser observados aqui.

5. Controlar Custos

É o processo de monitoramento do progresso do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos (PMBOK, pág. 215).

Para o controle de custos será utilizada o GVA(Gerenciamento de Valor Agregado), que é uma poderosa ferramenta de auxílio para o monitoramento e controle financeiro de projetos.

Para começar a analisar um projeto usando o GVA é preciso ter 3 elementos definidos, como mostra na imagem abaixo:

GVA
PM4NGOS

Com os 3 fatores calculados e bem definidos, serão utilizados indicadores que mostram, em um certo momento, como está a situação do projeto:

Sigla Significado
VC Variação de Custos
VP Variação de Prazos
IDC Índice de Desempenho de Custos
IDP Índice de Desempenho de Prazos

i. Variação de Custos

A quantidade de déficit ou excedente orçamentário em um determinado momento, expressa como a diferença entre o valor agregado e o custo real (PMBOK, pág. 224).

Fórmula: VC = VA – CR

Interpretação

Resultado Interpretação do Resultado
VC > 0 Custo mais baixo que o planejado
VC < 0 Custo mais alto que o planejado
VC = 0 Custo conforme planejado

ii. Variação de Prazos

A quantidade de tempo em que o projeto está adiantado ou atrasado em relação à data de entrega planejada, em um determinado momento, expressa como a diferença entre o valor agregado e o valor planejado (PMBOK, pág. 224).

Fórmula: VP = VA – VP

Interpretação

Resultado Interpretação do Resultado
VP > 0 Adiantado
VP < 0 Atrasado
VP = 0 No prazo

iii. Índice de Desempenho de Custos

Uma medida da eficiência de custos dos recursos orçados expressa como a relação valor agregado/custo real (PMBOK, pág. 224).

Fórmula: IDC = VA/CR

Interpretação

Resultado Interpretação do Resultado
IDC > 1 Custo mais baixo que o planejado
IDC < 1 Custo mais alto que o planejado
IDC = 1 Custo conforme planejado

iv. Índice de Desempenho de Prazos

Uma medida de eficiência do cronograma expressa como a relação do valor agregado/valor planejado (PMBOK, pág. 224).

Fórmula: IDP= VA/VP

Interpretação

Resultado Interpretação do Resultado
IDP > 1 Adiantado
IDP < 1 Atrasado
IDP = 1 No prazo

6. Análise Tempo X Orçamento

Com a obtenção dos índices de Desempenho de Custos e de Desempenho de Prazos é possível fazer a relação deles e, consequentemente, avaliar o projeto perante isso, como pode ser observado no quadro abaixo:

Analise
PM4NGOS

Escola X Logo

Release 02

Sprints

Release 01

Gestão de Portfólios e Projetos

Métodos de Desenvolvimento de Software

Clone this wiki locally