Skip to content

Plano de Gerenciamento de Escopo

naiieandrade edited this page Apr 6, 2017 · 31 revisions

Histórico de Revisão

Data Versão Descrição Autor(es)
04/04/2017 1.0 Inicio do Documento Victor Hugo
04/04/2017 1.1 Processo de Gerenciamento do Escopo Victor Hugo
05/04/2017 1.2 Sumário Victor Hugo

Sumário

  1. Introdução
  2. Processo de Gerenciamento de Escopo
    2.1. Planejar o Gerenciamento do Projeto
    2.2. Coletar os Requisitos
        2.2.1 Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos
    2.3 Definir Escopo
    2.4 Validar Escopo
    2.5 Criar EAP
    2.6 Controlar Escopo
  3. Referências Bibliográficas

1. Introdução

Este documento tem a finalidade de incluir os processos necessários para assegurar com que o projeto possua todo o trabalho necessário, e somente o necessário, para que o projeto seja concluído com sucesso. O objetivo do plano de gerenciamento de escopo tem como principal finalidade a definição e controle do que está ou não incluso no projeto.

2. Processo de Gerenciamento do Escopo

Com o intuito de deixar visível como será feito este processo, basta visualizar a imagem abaixo. Cada processo será especificado nas partes seguintes deste documento.

Processo de Gerenciamento de Escopo

2.1 Planejar o Gerenciamento do Projeto

A finalidade deste processo é de documentar como o escopo será definido, validade e controlado. Esse processo é desenvolvido pela equipe de gerência, que possui o dever formal de registrar as ideias dos envolvidos no projeto sobre o escopo.

Este documento possui em seus interiores os fatores de entrada e saída. As entradas são aqueles artefatos necessários para a concepção deste documento. Um exemplo de entrada para este processo é o Termo de Abertura do Projeto e o Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas.

As saídas são aqueles artefatos que serão gerados após a finalização deste documento. Um exemplo de saída para este processo é a Estrutura Análitica de Projeto.

2.2 Coletar os Requisitos

Este processo possui a finalidade de coletar os requisitos do sistema que será desenvolvido. Para a realização deste processo serão realizadas com o cliente, onde algumas técnicas de elicitação de requisitos poderão ser utilizadas como entrevista, brainstorming e protótipos de baixa e alta fidelidade.

Um das técnicas utilizadas foi os protótipos de baixa e alta fidelidade, desenvolvidos pela equipe de desenvolvimento, mostra um pouco sobre como o software será após a implementação deste. Basta clicar no seguinte link: Protótipos.

2.2.1 Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos

A matriz de rastreabilidade é um dos processos de saída deste processo de Coletar os Requisitos. Esta matriz tem como objetivo definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.

Basta clicar no seguinte link para visualizar a matriz de rastreabilidade deste projeto: Rastreabilidade dos Requisitos.

2.3 Definir Escopo

Para a elaboração deste processo serão utilizadas as técnicas de entrevista e brainstorming para auxiliar na definição do escopo deste projeto.

O documento de arquitetura, desenvolvido pela equipe de desenvolvimento, dá uma visão de como os requisitos foram registrados. Basta clicar no seguinte link: Documento de Arquitetura.

2.4 Criar a EAP

A EAP é um dos documentos de saída deste macroprocesso. Todo o processo da EAP pode ser visualizado no seguinte link: Termo de Abertura do Projeto

2.5 Validar Escopo

Este processo é feito em um primeiro momento apenas entre a equipe de gerência e o cliente. Nesta etapa o cliente irá verificar e validar se todos se a solução encontrada pela equipe de gerência e desenvolvimento batem com os requisitos especificados pelo cliente. Após a aprovação do cliente, a equipe de gerência e desenvolvimento irão verificar mais uma vez se está tudo certo e caso esteja irão para o próximo processo. Caso não esteja irá voltar para a coleta dos requisitos com o cliente.

Os documentos que serão validados com o cliente será o Documento de Visão, Documento de Arquitetura e a Especificação dos Casos de Uso.

2.6 Controlar Escopo

Este é o último passo deste macroprocesso de gerenciamento de escopo, que possui a equipe de gerência como a responsável por monitorar o progresso do escopo do projeto e do escopo do produto, além do gerenciamento das mudanças feitas na linha da base do escopo.

3. Referências Bibliográficas

  • PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 5a. ed. - EUA: Project Management Institute, 2013

Escola X Logo

Release 02

Sprints

Release 01

Gestão de Portfólios e Projetos

Métodos de Desenvolvimento de Software

Clone this wiki locally