- Isabelly Souza
- Nataly Carvalho
- Caio Daniel vitor
- Israel Melo
- Sergio Bezera
Com a pandemia, mais de 60% dos microempreendedores do Brasil tiveram uma grande redução no seu orçamento familiar, e 40% deles perderam quase que totalmente sua renda,chegando a faturar menos de R$500,00 por mês. Com essa perda, pessoas para sustentar e contas para pagar, 70% desses empreendedores passaram a fazer vendas online para tentar se manter, enquanto a outra parcela se viu sem um direcionamento, restando apenas esperar o fim da pandemia.
Tendo esse problema em mente e visando o ODS 8, que defende o trabalho decente e crescimento econômico, buscamos apoiar as atividades produtivas, o empreendedorismo e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas criando assim o UPV - Use, Precifique e Venda.
A nossa plataforma conta um sistema de acessibilidade voltado aos pequenos empreendedores que não estão introduzidos no mercado digital, e que tem problema em precificar seus produtos.
A plataforma contará com um marketplace onde poderão postar seus produtos e por meio de um chat conversar diretamente com os seus clientes a respeito da encomenda.
Pensando nos empreendedores com baixo grau de escolaridade, o UPV será desenvolvido usando API’s que visam facilitar seu acesso. Como por exemplo a transcrição da fala para aqueles que têm dificuldade com a digitação e um leitor de texto que irá reproduzi-los em áudio para os que não conseguem ou têm dificuldade de leitura.
Outro diferencial do UPV é uma área para que esses empreendedores consigam criar fichas técnicas de seus produtos e assim gerenciar mais fácil o seu negócio. Uma vez que o empreendedor tenha essa informação em mãos ele terá noções de quanto e o que será necessário comprar no próximo reabastecimento de estoque, gerenciar o tempo de preparação e saberá quanto poderá cobrar pelos seus produtos.
Diferente de plataformas como o instagram que para que a sua loja seja vista por mais pessoas, o usuário precisa manter o seu perfil sempre atualizado com reels e trends, a nossa plataforma irá permitir que pessoas procurem ofertas em um raio de distância mais próxima de onde esteja na hora da compra.
A plataforma será monetizada por um sistema de taxação sobre valor de compra de 10%, também com anúncios e por Data Mining.
Como ponto de partida, iniciaremos nosso projeto na cidade de Recife, através de parcerias com instituições, como por exemplo, a cozinha solidária, da ong GTP, oferecendo suporte a essas pessoas que não conseguem se introduzir no mercado digital. E em um ano pretendemos atingir os empreendedores da região metropolitana do Recife.
Com isso, podemos dizer que a UPV foi criada para todos os microempreendedores que trabalham com a produção e venda de produtos gastronômicos. A nossa plataforma busca trazer uma maior acessibilidade que englobe toda a comunidade. Trazemos um grande diferencial de outras plataformas conhecidas, ajudando esses empreendedores a venderem seus produtos, além de auxiliar na precificação.
